O Projeto A.Poiares é um projeto de gratidão à vida através do qual partilho um desafio de consciência – que também vivo – e, em simultâneo, promovo a angariação de fundos para instituições e projetos de solidariedade social.
São, na verdade, os dois fatores que considero essenciais à nossa sã evolução como humanidade: o desafio individual de trabalharmos a nossa consciência e, com dela, servirmos o (inevitável) coletivo somos.
Como dizia Abbé Pierre: “Não sei se o século XXI será um século religioso, mas terá de ser um século fraterno ou fracassará.”
Nos últimos 10 anos realizei centenas de intervenções que para além dos desafios deixados a quem me dirigi, permitiram, em paralelo, o apoio de mais de 450.000,00€ a largas dezenas de entidades que atuam em solidariedade junto de quem mais precisa.
Gosto de fazer essa partilha com humor, pois acho fundamental para todos e cada um a importância deste desafio de consciência, mas também não tenho dúvidas que podemos e devemos saber sorrir para os desafios; acredito convictamente – e assim vivo a minha vida – na frase dos Monty Python: “Rir é a melhor maneira de levar a vida a sério.”
Dito isto, eu nunca dou jus ao meu nome e nunca “cobro” nada, pois fico retribuído e grato pela oportunidade de poder partilhar a minha mensagem que acho importante a todos e, em simultâneo, opto antes por desafiar as pessoas e entidades a se moverem nesse desafio e ajudarem quem mais precisa. São elas que fazem, por minha sugestão, os precisos donativos que fazem o mundo “pular e avançar”, como diria o poeta.
Este Projeto “A.Poiares” é uma homenagem ao meu avô A(ugusto) Poiares, Casapiano, que era a pessoa que eu conheci que mais adorava e agradecia a vida, que é também o que tudo isto significa para mim: uma oportunidade de agradecer a vida, apoiando aqueles que mais precisam em conjunto com entidades e instituições de referência.
Contacto: projetoapoiares@gmail.com